top of page
Buscar

Rotina na prática: Um dia completo comigo

Começo de ano é sempre o momento de repensar nosso dia a dia e estabelecer uma rotina equilibrada, não é mesmo? É claro que na prática tudo pode ser mais desafiador do que na teoria, mas a ideia é ir testando e entendendo aquilo que funciona para cada. Se existisse algum meio mais rápido de fazer com que hábitos saudáveis fossem incorporados na rotina, como em um passe de mágica, aposto que grande parte das pessoas já estaria usando, certo? Como mágica não existe, vamos à realidade.


A verdade é que para conseguir criar e manter uma rotina saudável exige autoconhecimento, além de abrir mão de determinados hábitos e atividades e, claro, disciplina para absorver as novidades mais saudáveis no dia a dia. As mudanças de hábitos envolvem persistência e determinação, afinal é preciso de alguns dias e vezes repetindo a mesma atividade para que seja mais fácil de ser executada - e isso vai da prática de exercícios físicos até de minimizar as “sonecas” do despertador e conseguir levantar mais rápido.


Dito isso, antes de contar minha rotina para vocês, quero dizer que para mim também exigiu esforço para colocar em prática o que aprendi na teoria. Acredito que para vocês também exista algum conhecimento teórico do que é uma rotina ideal e de quais hábitos são mais saudáveis para o corpo, no entanto há uma dificuldade natural em executá-los - comigo foi assim. Por isso eu digo aos meus pacientes que é preciso ter disciplina e paciência!





6h- Gosto de acordar e já tomar um copo de 500ml de água e um Shot para imunidade.

Acordar mais cedo e tomar água podem ser hábitos simples, mas transformadores. A água contribuirá para acordar o corpo e, principalmente, o intestino. O Shot confesso que vou alternando, mas não falta Glutamina e Própolis, às vezes acrescento tinturas, às vezes cúrcuma. Começar o dia com essa energia de largada se cuidando muda o dia.


6h30- Faço exercícios físicos logo pela manhã sempre se possível.

Hot Yoga, escada ou musculação, depende da minha disposição física no momento, mas é quando eu aproveito a energia do meu corpo para exercícios! Começar o dia com Atividade Física Diária me dá muita mais ânimo e disposição. Costumo sempre treinar em jejum, apenas um café preto antes e bora...


8h- É hora do café da manhã

A primeira refeição do dia para mim é reforçada e focada em repor os nutrientes e dar mais energia para o dia que está só no começo. Ovos e um suplemento de aminoácidos essenciais nunca faltam, e sempre uma fruta também, mamão, kiwi, amo!


9h- A partir desse horário, já começo meus atendimentos no consultório.

Mas, antes de começar, eu planejo todas as minhas atividades do dia - é um hábito que ajuda a esvaziar a mente e organizar as tarefas do dia.


13h- Pausa para o almoço

Busco sempre montar um prato balanceado, com as proporções adequadas de carboidratos e proteínas, incluindo saladas e legumes, claro.


13h30- Aproveito os minutos de almoço para me atualizar nas notícias.

Isso é uma dica de fazer uma espécie de pausa no trabalho, mas usando o tempo com algo útil e prazeroso. Você pode reservar alguns minutos para fazer algo que gosta, como ler algumas páginas de um livro ou escutar um podcast.


14h- Work hard! Deste horário em diante, continuo com os atendimentos


16h- Snack da tarde

Muita gente tem dúvida sobre as pausas para os snacks. Geralmente não tenho um horário fixo para o lanche da tarde, mas sinto as necessidades do meu corpo para ingerir algo com mais proteína e que seja saudável. Aqui o shake me ajuda muito, como uma opção rápida e saudável!


18h- Retorno para casa

Aqui também reservo esse momento para conversar com alguém (muitas vezes minha mãe) ou ir escutando algo que curto.


19h- Jantar

Um dos pontos importantes de preparar os próprios alimentos é ter maior contato com a comida, escolher os ingredientes que deseja consumir e, ainda, ter mais criatividade na cozinha para pratos saudáveis e saborosos - eu adoro! Ms confesso que tenho ajuda em casa, sempre compartilho as receitinhas saudáveis, mas quando bate uma vontade de pedir comida, escolho o mais saudável possível!


À noite é meu momento de descanso, quando aproveito para fazer minhas atividades que gosto e relaxar. Por isso, não tenho muitas atividades depois do momento de jantar. Às vezes me respondo pelo whatsapp dos pacientes, atualizo as notícias, ou aproveito para ler algum livro, conversar com meu marido e cuidar da casa.


21h45- Desacelerar o corpo

A partir desse momento, eu começo meu “ritual para dormir bem”, onde reduzo os estímulos de luzes e sons, contribuindo para aumentar o relaxamento e poder focar em ter uma boa noite de sono.


22h- Hora de dormir

Como já comecei a desacelerar alguns minutos antes de dormir, nesse momento já está mais fácil pegar no sono e poder usufruir de uma boa noite com sono regulado e que vai me deixar descansada para começar o dia novamente.


Ah, e vale lembrar que em alguns casos pontuais de compromissos durante a semana ou aos finais de semana, a rotina se altera um pouquinho. E está tudo bem com isso! Já comentei no meu Instagram que gosto da regra do 80/20 para a alimentação e para a rotina é da mesma forma: o importante é você cumprir com ela em, pelo menos, 80% do tempo. Assim, os 20% que você sair fora dela, não afetará sua qualidade de vida.


E você, tem dificuldade em estabelecer uma rotina e seguir com disciplina? Venha conversar comigo e trabalharmos juntos para você ter mais qualidade!


 
 
 

Comments


bottom of page